A filosofia política de Sócrates

Eu sempre defendi o Sócrates como primeiro ministro. E ainda defendo. Só para ignorantes há dúvidas que Portugal beneficiou muito com o seu governo, principalmente o primeiro.

Mas nunca ninguém me ouviu pôr as mãos no fogo pela pessoa em termos de idoneidade. Só se fosse parvo. Porque eu conheço os meandros da política. E, no mundo em que vivemos, ninguém chega a primeiro ministro sem entrar no esquema. Da roubalheira, do financiamento de partidos, do beneficiar as empresas amigas e prejudicar as inimigas. Não entras no esquema, não chegas ao topo. Por isso, acredito sinceramente que, em última análise, todos os 1os ministros deviam estar atrás das grades.

Agora há que ver a sustentação do caso e, se se confirmar, só tem de ir dentro e passar lá longos anos. Sinceramente, e sem estar a fazer juízos de valor, não acredito que seja o que vai acontecer.

Não deixa de ser interessante, no entanto, que uns se instalem no Estoril Palácio e outros vão parar directamente à cadeia, sem passar pela casa da partida e sem receber 2 contos. Alguém explica? Alguém explica não haver detidos no caso dos submarinos em Portugal quando a parte alemã envolvida foi condenada na Alemanha? Alguém explica a Tecnoforma? E a Somague? E as negociatas do Cavaco e família? Ou será que a justiça portuguesa está à espera que os senhores saiam do poleiro para também agir judicialmente? É esta a força da nossa justiça?

O homem é, por natureza, corrupto. Não é o Sócrates, Passos Coelho ou o Cavaco, é o homem! E o sistema em que vivemos, em todo o mundo e não somente em Portugal, é um sistema corrupto. Enquanto a manada não perceber isto, vai continuar a ser enrabada como sempre, com crises periódicas criadas pelos mesmos de sempre e pagas pelos mesmos de sempre. E, de vez em quando, atira-se um dos corruptos à fogueira por forma a dar a entender que o sistema funciona. E a manada, ignorante, come o que lhe dão de comer.

Custa-me ver uma pessoa que defendi ser presa? Claro que sim. Por mim, não por ele. Que ele e os como ele que ainda andam por aí à solta se fodam. E, se possível, que apodreçam na prisão.

Eu quero uma justiça imparcial, que trate todos por igual, independente do cargo que ocupam. Eu quero que as pessoas sejam sérias e não vejam a política como futebol, em que se o gajo é do nosso partido é porque o estão a entalar e se não, é por ser culpado com toda a certeza. Eu quero é que a manada abra os olhos e que a sua participação cívica possa ir além do simples voto e da crispada indignação nas redes sociais.

Eu quero. Mas não vou ter. O sistema  não deixa e a multidão é ignorante. A carneirada vai continuar a ser enrabada pelos mesmos poucos do costume. Aqui e no Mundo.

No fundo, podia morrer hoje e não sentia falta da merda de mundo em que vivi. Um mundo de escravos assumidos mas, apesar de parecer contraditório, não conscientes.

Assim continuará o mundo. Eu quero pôr bombas!

Deixe um comentário